terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A casa de banho mais sexy do mundo

Converter uma obrigação num prazer. Transformar o aborrecido em colorido, a obrigação em vontade, o simples em bem estar. O chato em divertido.

Foi o que a Renova fez. Sem estudos de mercado e num sector dominado por gigantes internacionais Paulo Pereira da Silva viu, nas cortinas de um teatro, a oportunidade de redefinir as regras. Mais que isto? A oportunidade de redefinir as regras sobre a utilização de um produto que ninguém gosta de falar: o papel higiénico.

Desde 2005 que a Renova vem ganhando prémios e distinções. A forma como redefiniu este segmento é alvo de estudos de caso. Está no Harrods, no Cotê Maison, no Budha Bar e no Four Seasons em Nova Iorque.

As acções de comunicação são divertidas e têm quase sempre o mesmo enquadramento: a casa de banho.

No Terreiro do Paço, em Lisboa, por 0,50€ qualquer pessoa pode utilizar o espaço e escolher a sua cor favorita de papel higiénico.

Se Lisboa não convence os consumidores o que acontece se falarmos em Paris? Mais concretamente no Louvre? Em parceria com a Point WC (actua no mercado de toilettes de luxo), a Renova transformou o conceito de casa de banho fornecendo papel higiénico com cores que vão desde o dourado, vermelho, rosa, lilás, dourado e, claro, preto remodelando este "ambiente muitas vezes esquecido ou tabu".
No Open de Ténis de Madrid, disputado pela primeira vez num campo de terra batida azul, o Renova Blue vai animar as casas de banho do zona vip.
O Real Madrid e o Atlético de Madrid, duas equipas de futebol da capital espanhola, receberam guardanapos com as cores das equipas sob o pretexto de ajudar a "redigir um contrato de última hora na altura da sobremesa".
Ainda por terras de nuestros hermanos mais precisamente quando o Papa Bento XVI esteve em Madrid, a Renova concebeu rolos de papel higiénico amarelos e brancos (cores da bandeira do Vaticano) para distribuir pelos peregrinos para que estes os pudessem usar como serpentinas e dar as boas vindas ao Papa. Com esta acção, ganhou a prémio European Excellence Awards em 2011.

Foi considerada uma das Next Generation Brand e, porque não são só os outros que são bons, compete ao lado de marcas como a Apple, a Lego, a IBM e a Nike.






Terreiro do Paço, Lisboa



Point WC no Louvre

2 comentários:

  1. E em minha casa também, na WC e à mesa! ;)

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  2. Sem dúvida uma ideia de mkt fenomenal, e embora já tenha alguns anos; mais inovadora que a das crianças.
    Ponham o George Clooney a sacar um rolo de papel higiénico colorido de acordo com a sua disposição, e torna-se o novo mass-market "we must have".

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