sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Argentina e China: anti publicidade

Com o objectivo de prevenir a ostentação e com a chegada do novo ano, a China proíbe publicidade a artigos de luxo. Esta medida faz parte do programa do governo que quer que haja cada vez menos desigualdade. As palavras "luxuoso" e "real" são também punidas com uma pesada multa.

Na Argentina, Guillermo Moreno, secretário do comércio, proibiu que as cadeias de supermercado fizessem qualquer tipo de publicidade para que os consumidores não possam comparar os preços. Esta medida (não confirmada pelo governo mas apontada como efectiva pelos meios de comunicação social) surge depois do congelamento de preços que o país leva a cabo até Maio, tudo isto para tentar controlar a inflação. O governo Argentino assume que fechou o ano em 10,8%, os consultores independentes dizem que ultrapassa os 25%.

A publicidade é a madrasta da história ainda que no seu conceito primeiro nos deixe perceber o que se passa para lá do continente. Um país corrupto que proíbe artigos de luxo e um país economicamente descontrolado que rouba a informação aos consumidores.

1 comentário:

  1. Muito interessante!
    O primeiro caso origina um levantar de sobrolho sarcástico, o segundo um franzir na testa "really?!".
    Obrigada pela partilha, Ana.

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