terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

De pernas para o ar

Chateia-me e chateia-me cada vez mais. Ter amigos que não têm trabalho, ter amigas que têm trabalho mas que não sabem se o têm ou se é só emprestado. Chateia-me a perda de tempo em entrevistas que desanimam, que diminuem, que prometem e não cumprem. Chateia-me esta história da emigração por obrigação, da Páscoa fora de casa, do Natal "logo se verá". Chateia-me a experiência exigida e a experiência que não existe, como se fosse uma ferramenta daquelas sem fim.
Chateia-me o trabalho não remunerado, chateia-me a vontade de trabalhar não remunerada, o bom trabalho não remunerado.
Chateia-me a sério que os que trabalharam toda a vida não o possam agora fazer.
Mas irritam-me mais os que trabalham e não sabem bem porque o fazem, os que se queixam, os que querem rendimentos e subsídios, e ajudas, e baixas, e dores aqui e ali. Os que trabalham com direitos mas sem deveres. Os que estão mas não deviam estar mas não é possível manda-los embora para irem os que realmente querem.
Irrita-me porque não, não somos todos iguais. Não confundamos justiça com igualdade.

5 comentários:

  1. Não é o dia de hoje em particular. Mas começa a ser desesperante a quantidade de pessoas que não sabe como dar a volta à situação. Novos e velhos. Incrível. E como acordei com a noticia de que hoje uma mulher se incendiou dentro de um banco porque ia ser desalojada (aqui em Espanha) deu-me para isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nãnã,
      É chocante, mas é a realidade assustadora !
      Beijo grande e força :)

      Eliminar
  2. eu vi a noticia ontem... foi perto de valência não foi?
    isto está muito mal... tudo no geral... é a corda a esticar, quase a partir e vai-se dando uns nós para remendar... :(

    ResponderEliminar
  3. não podia concordar mais.........
    mas gosto de acreditar que nos tornará melhores, fortes mas acima de tudo felizes no futuro!!! porque não seremos nunca o clássico trabalhador que o que mais e melhor faz é queixar-se e esperar pela sexta feira tal como se o mundo fosse acabar!
    seremos mais, melhor, mas acima de tudo mais gratos mesmo pelo emprego que poderemos até não gostar ou que nos desmotiva e deixa na exaustão, quando nos queixar-mos será sempre com total consciência do que passamos no passado, e mesmo fartos diremos que estamos gratos pa pelo menos o ter!
    a saudade dói, a distância dá-nos sentimentos de nostalgia e o passar ocasiões especiais longe dos nossos mata um pouquinho de nós, mas tudo isto porque somos FORTES; queremos vencer e largamos tudo atrás de um futuro não melhor, mas apensa um futuro!!!!!
    E NOSSA, VAMOS CONSEGUIR VAMOS!!!

    ResponderEliminar