quinta-feira, 14 de março de 2013

O Porto e outros clubes

Ontem chateou-me que o Porto tivesse perdido. Chateou-me porque é o meu favorito, porque "sou dele" desde que me lembro de gostar futebol e porque achei mesmo que íamos ganhar. Como qualquer momento na vida, não me corre bem o dia quando as expectativas são defraudadas.

Quando o jogo acabou o facebook tornou-se num campo de batalha: portistas furiosos com Vítor Pereira, portistas conformados mas de orgulho ferido, portistas que declaram amor eterno e benfiquistas. Benfiquistas orgulhosos, benfiquistas genuinamente contentes. Benfiquistas habituados a terem melhores dias com as equipas rivais a perderem do que com a sua própria vitória.

Eu não sou do género "toma lá que já almoçaste" ou "somos melhores que vocês" ou "o Benfica vive do passado" e todas as coisas que nós, portistas, dizemos quando nos sentimos atacados. Sou mais do género de gozar as vitórias com os que estão comigo e de sofrer em silencio com as derrotas.

Mas nem toda a gente é assim, e o futebol é isto mesmo. Deixemo-nos de tretas. Mesmo em competições europeias ninguém torce por ninguém, a não ser pelo nosso clube. E, se torce, é porque não ferve por futebol, é porque não vibra, é porque lhe é igual ao litro.

O Porto é o Porto, e o Benfica é o Benfica. Não me interessa se são clubes portugueses. Ou imaginam um adepto do Barcelona a torcer pelo Real Madrid?

Deixemos o politicamente correcto para outras alturas, as paixões clubistas são animalescas, e portanto não precisam de razão para existirem.

7 comentários:

  1. Muito nice Nãnã.....
    Viva o Porto!!!
    Beijosssss

    ResponderEliminar
  2. Heyyy
    "E, se torce, é porque não ferve por futebol, é porque não vibra, é porque lhe é igual ao litro."

    Não é bem verdade..
    Até gostava que o Porto tivesse ganho, como fiquei satisfeito por o Benfica ter vencido ontem: para mim representam Portugal nas competições internacionais, e irei apoiar qualquer equipa portuguesa nessas competições, não importa se for o Maritimo ou FC Zé da esquina...

    E acho que qualquer adepto deveria pensar assim, espanhóis incluidos por exemplo!

    PS: não vale a pena dizer que penso assim por ser sportinguista ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar eu podia ser um bocadinho menos intransigente. Mas está-me no sangue, o que é que se pode fazer!

      Eliminar
    2. Acho que a percentagem de Portistas que apoiam essa coisa vermelha e vice versa é seguramente proporcional ao amor dos P.I.I.G.S pela sua clase política.

      Ser neutro nesta vida é engraçado é politicamente correcto, mas só isso.

      Eliminar
  3. Olá Ana !!

    Do que teu, até hoje li, frequentemente concordo e atribuo-lhe uma notável razão.
    Desta vez no entanto, não me parece assim tão linear esta tua análise...

    Claro que, tal como entre marido e mulher sabido não mete a colher, em questões de futebol e religião, o provérbio certamente se ajustaria. Mesmo assim, arrisco a um ligeiro raciocínio que penso dever ser lembrado.

    Na minha opinião, mesmo à loucura do bairrismo ou do clubismo, deve antecipar-se o patriotismo. Mesmo que o nosso coração esteja pleno com o Porto, que no meu caso assim também acontece, parece-me que torcer seja por que equipa portuguesa for, é a raça que nos deve caracterizar.

    Não me sinto mais portista por ver outro clube português perder...bem antes, lembro-me que a cada derrota nossa ou dos outros, o país perde... Perde fama, perde visibilidade, perde receita, perde alegria.
    Ao invés, quando ganha, somos maiores, somos mais, somos cada camisola que um miúdo lá longe vai querer vestir, somos milhões de sorrisos em cada emigrante perdido, somos tudo neste mundo que um dia dividimos...

    Se por hipótese, o Benfica e o Porto estivessem na Champions League, torceria que durassem até à final... porque aí sim, poderíamos berrar, vibrar e dizer que ao ganhar, somos os melhores !! Por ser do Porto, por ser Portugueses !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frederico, eu sei que essa é a forma correcta de pensar. Mas quando gosto de futebol, quando vejo o meu clube não consigo ser tão racional. Não penso além fronteiras, nem realizo o que isso pode trazer de bom ou mau. Simplesmente fico irracional. É feitio.
      Frederico? Preciso saber a quem me dirijo, não esqueças o apelido.

      Eliminar