segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tampodka

Estou a tentar, com todas as forças do meu ser, menos as do cabelo já que sou tal e qual Sansão - depois de melena cortada não há força que me valha - digerir uma notícia que vi hoje de manhã e me deixou anestesiada o dia todo. Sim, anestesiada parece-me a palavra certa tendo em conta o que vi e ouvi.

Trata-se de tampodka. Estranho o nome? Eu sei, também não percebi patavina quando explicavam que era a nova moda aqui em Espanha, copiada aos norte americanos. Nessa palavra misturam-se duas coisas aparentemente distintas mas que juntas fazem a festa aos jovens nuestros hermanos (não vale gozar porque qualquer dia temos as nossas crianças tampovodkadas). Pois muito bem, este tampodka, ou tampovodka é nada mais nada menos do que a nova maneira, mais barata, mais rápida e eficaz de chegarmos ao estado de (des)graça: vulga bebedeira. 

Então a coisa processa-se da seguinte forma: o dito tampão, que até agora tinha como consumidor único a mulher, é ensopado em álcool e depois upa upa que lá vai ele. Pronto para fazer danos. Tinha (atentem no tempo verbal) como consumidor, target, mercado, o que quiserem, a mulher e agora, pois agora tanto faz. Com álcool isto dá para os dois sexos: eles por um lado e elas pelo outro. 

Gostava que isto fosse um assunto cheio de piada como as minhas manhãs agora mais completas. Mas preocupa-me. Preocupa-me que isto aconteça. 
O acto em si - pôr um tampão dentro de um copo cheio de álcool, esperar que engorde e ora por um sítio, ora por outro - é algo que me pasma. Tal e qual pai e mãe quando são cafonas só porque queremos fazer uma tatuagem aos 16 ou sair com a saia da farda do colégio da irmã mais nova. 
Na reportagem, diziam as miúdas: "é mais barato", "é mais rápido". E diziam os médicos: com isto, o corpo perde noção, deixa de controlar a quantidade de álcool no sangue, para não falarmos dos danos físicos que pode causar. 

Posto isto: olhinhos bem abertos nos irmãos mais novos, nos filhos, nas crianças, e por via das dúvidas, na quantidade de tampões que se compram lá por casa.

3 comentários: