sábado, 8 de junho de 2013

Os nossos políticos emburqados

Hoje a primeira notícia que li foi a do assalto aos armazéns do Selfridges, em Londres, por homens vestidos de burca. Carregadinhos de martelos, roubaram relógios de luxo e o valor total ainda está a ser contabilizado. Já há muitos anos que países como o Reino Unido, França, Holanda ou Bélgica tratam de tentar resolver temas tão sensíveis como este. Em Londres, ainda hoje, se tenta resolver o problema dos motoristas de autocarro muçulmanos que não deixam, por sua decisão (religião) entrar cães de guia dos cegos britânicos. Isto porque segundo a lei do Corão, a saliva dos cães é impura. 

Cá por Portugal temo que a palavra e a moda se espalhem. Não porque tenhamos muitas mulheres a passear com burcas, com certeza que não. Nós, os portugueses, somos daqueles turistas parolos que quando vemos alguma coisa desse género corremos a tirar fotografias, damos risadinhas e apontamos com quanto dedos tenha a nossa mão. Aliás, em Portugal a lei da liberdade religiosa não proíbe o uso destes símbolos, só se prevê a sua retirada de escolas públicas se houver uma queixa dos pais ou professores. 

Vejamos então: os véus muçulmanos são essencialmente quatro

(i) hiyab - só cobre o cabelo e o pescoço o termo, em árabe significa esconder ou cortina; (ii) tchador - semelhante ao anterior mas normalmente de cor preta; (iii) niqab - cobre o cabelo e o rosto, revela apenas os olhos, em árabe significa máscara; (iv) burca - véu que cobre o corpo inteiro com uma rede diante dos olhos, em árabe significa consertar ou costurar.

A minha preocupação nem sequer se estende aos estudantes muçulmanos, ou às mulheres muçulmanas. Imagino que isto poderá chegar aos ouvidos dos nossos políticos. Imagino-os tapadinhos, da cabeça aos pés, a debitar orçamentos. Imagino-os, em encontros casuais, todos juntos, tapadinhos da cabeça aos pés. Imagino-os, com a troika, a brincarem aos "homens de negro": quem manda aqui agora? Entre esconder, mascarar ou consertar, a opção está em cada um (dos véus, claro).




1 comentário:

  1. Nã :)
    Já estava com saudades da tua escrita!
    As burcas são um perigo!!!

    Bjsssss

    ResponderEliminar